segunda-feira, 1 de março de 2010

O desafio do SER Integral!

Imagine um momento do seu dia em que você não soubesse dizer se é um tempo produtivo, de lazer, lúdico, ou de  aprendizagem!
A dúvida surgiria porque o momento do qual falamos, independente do que estivesse sendo feito, estaria gerando reconhecimento (produtivo, portanto!), seria divertido (lúdico e de lazer) e traria, ao mesmo tempo, algum novo conhecimento, um novo olhar (aprendizagem) sobre algo, ou sobre você mesmo!
Está difícil de imaginar algo assim!? Então tente pensar como seria se todos os momentos do seu dia fossem vividos de maneira "integral"!
Como seria se, ao invés de dividir o tempo de um dia em momentos (alguns agradáveis, outros de puro estresse), nós aprendêssemos a tornar cada momento integral!?
Nós defendemos que um treinamento, por exemplo, não precisa ter o momento da "brincadeira" e a hora da "seriedade", pois podemos tornar a aprendizagem dinâmica, criando uma intervenção que seja divertida, sem perder o foco!
Reconhecemos que esta não é uma tarefa fácil, mas aqui vai nossa dica construtiva:
Comece reconhecendo aquilo que você está aprendendo em cada um dos momentos da sua vida, no seu dia a dia, com as pessoas com quem conversa e com as tarefas, por mais simples que sejam!!!
Quando você perceber como é possível aprender em cada simples momento, descobrirá como também como se divertir com seu trabalho e "relaxar" com as mais diferentes tarefas da sua vida!
Divirta-se com os novos significados que seus momentos podem ganhar!


Rafael Giuliano,
acreditando que dá para ser integral em todos os momentos, aprendendo, divertindo-se e sendo produtivo... tudo junto!

3 comentários:

  1. mas como ser integral (considerando integral como sempre igual sempre) sendo que as diversas situações do cotidiano necessitam formas diferentes de comportamento?

    ResponderExcluir
  2. “Ser integral” é um desafio que beira a utopia. O termo integral no dicionário é definido como completo, total. Nossa natureza humana não permite que vivamos na íntegra cada instante porque somos essencialmente inconstantes. Porém nada impede que tentemos. Tentar ser integral é um desafio perfeitamente possível e nos abre caminhos para as mais diversas possibilidades.
    Nesse sentido a obra Odisseia pode ser um bom exemplo. Após anos de batalha, o personagem Ulisses consegue voltar à cidade de Ítaca, quando enfim reencontra Penélope, sua fiel esposa, e o filho Telêmaco (de quem se despedira recém-nascido) já com quinze anos. Mas o maior aprendizado de Ulisses não está em seu retorno, mas na viagem em si. Diante de muitos desafios, ele experimenta as mais diversas sensações, mas não sucumbe a nenhuma delas: pois não desiste de tentar.
    Podemos, a exemplo de Ulisses, tentar insistentemente viver cada momento da vida intensamente sem jamais ter a certeza de ter conseguido isso de fato, pois o que importa, afinal, não é o que se quer ser, mas a busca do que desejamos ser.
    Experimente parar de buscar, ainda que por alguns segundos, e a vida perderá o sentido. Portanto, buscar dá novos sentidos à vida e pode ser uma forma de “ser integral”.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro xsambax,

    Nossa visão é a de que não precisamos dividir nosso tempo, e nossos momentos, em lazer, lúdico, de trabalho ou aprendizagem. Uma vida integral se baseia em explorar e valorizar cada momento com todas essas diferentes óticas!
    Pessoas relacionam seu tempo no trabalho como algo nada lúdico, não divertido ou sem caráter de aprendizagem, quando, na verdade, estão num ambiente que pode ser potencializado para oferecer tudo isso e muito mais!
    Claro, não provocamos isso da noite para o dia. Mas posso lhe dizer que, hoje, há momentos em que não sei se estou trabalhando ou brincando, e ainda sendo produtivo!
    Os "comportamentos" que a vida nos cobra ainda depende da forma como apreciamos a "cobrança", para então tomar a decisão sobre como nos comportarmos! - rs


    Abraços!

    ResponderExcluir