segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A essência do PROPÓSITO nas Intervenções Apreciativas!

Procuramos aproveitar este canal para compartilhar o conhecimento gerado através de nossas "experimentações" nas intervençõesE hoje, queremos falar sobre "Propósito".
Sempre eu eu (Rafael) realizo uma mediação (sim, também faço isso! - rs) costumo começar o diálogo perguntando às "partes" sobre "qual o se propósito ali" e, acreditem, eu ouço de tudo!
As pessoas falam sobre estarem ali para "resolver um problema", ou até para "acabarem com o 'outro' lado envolvido na negociação". E sempre que ouço esse tipo de resposta sei que o "diálogo" será longo... requerendo, talvez, mais de um encontro!
E por que isso acontece!? Simples! Porque os envolvidos na mediação ainda não estão ali com o propósito de construírem um acordo! E enquanto este não for o objetivo, não haverá resultado.
Bem, numa ação com os colaboradores e equipes de trabalho funciona assim também. As PESSOAS precisam SER Presente Lá e não apenas "estar lá"!
Para isso temos de ir além do simples "convite", ou da "convocação". É preciso conquistar as pessoas para estarem lá por completo. Elas devem reconhecer não apenas a importância do que será dito (foco do conteúdo), mas de que a presença e a participação de cada um é o que fará valer à pena o encontro. É o que fará com que se alcance os resultados, tanto para as pessoas (reais participantes do processo), quanto para a organização!
Quando as pessoas forem conquistadas... quando tiverem a chance de realmente participarem através do diálogo para haver desenvolvimento, só então, certamente seremos surpreendidos com a descoberta dos potenciais ocultos nas organizações...


Rafael,
apostando no valor do potencial humano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário