quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rever a missão e rever o PROPÓSITO.

Nesta semana estive com um jovem profissional de RH, conversando a respeito do trabalho desenvolvido em sua organização, sobre seus altos e baixos, conquistas e desapontamentos!

Ele confessou pensar em desistir de tudo, abrir mão da área e se dedicar à clínica (sim, ele é psicólogo). O motivo real: "não conseguir perceber a mudança, o real crescimento das pessoas que passam por todas as iniciativas de desenvolvimento"!

Quem nunca passou por isso!? Horas, dias e até meses de planejamento para um único treinamento. Inúmeras reuniões para definir o cronograma de uma convenção de vendas, ou simplesmente para um workshop. Sem falar de planejamentos inteiros que caem por terra quando, diante do grupo, percebemos que a necessidade era outra que não aquela diagnosticada pela equipe de analistas (sim, a gente passa muito por isso! - rs).

No momento em que ele descrevia a maneira como algumas pessoas se comportavam em relação às iniciativas da área de Treinamento&Desenvolvimento, sob sua responsabilidade, comentando sobre o percentual de aproveitamento (20 e 80, sendo 20 o percentual de pessoas com bom ou excelente aproveitamento), convidei ele para a seguinte reflexão:


Quando você realiza uma ação (um treinamento), qual o seu propósito!?
Em quê você foca suas forças!? Para quem você se doa!?
Talvez você precise aprender, não a ser "tolerante", mas a valorizar o que os 80% podem lhe dar, e, acima de tudo, aqueles 20% merecem que você continue, pois são eles que dão razão à sua OBRA!


Falamos tanto de foco no resultado, porém, às vezes deixamos de olhar para nossos 20% de talentos e potenciais, ocupados que estamos tentando "resolver o PROBLEMA" dos outros 80%!

Este é um convite para um olhar para nossos 20% Talentos que, certamente, fazem valer a pena acordar cedo todos os dias!





Rafael Giuliano,
acreditando que cada ponto percentual conta e que temos de valorizar cada mínima e íntima conquista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário