sábado, 10 de abril de 2010

Vamos falar de TALENTOS!

Na busca por um novo significado para Talento encontramos tudo o que alimenta a filosofia da AtoCorp!
O que é um Talento!? Já passamos por esta questão um milhão de vezes, nestes quase cinco anos de estrada da AtoCorp. Tentamos fugir dos jargões, dos modismos comuns das áreas de gestão e negócio, na busca por um significado mais apreciativo!
Por fim, tropeçamos no livro "Descubra seus Pontos Fortes" (Buchingham e Clifton, Sextante), na bendita (literalmente) pesquisa com o Instituto Gallup. E olha que quem me conhece bem sabe qual é meu apreço por testes de exclusão (você é assim, então não é "assado" - rs).
Entretanto, esta foi uma leitura interessante, com ideias alinhadas à filosofia da AtoCorp, e algumas interessantes descobertas.
Por exemplo, descobri que um dos meus "Talentos Dominantes" é o da Individualização! Algo como "a curiosidade a respeito das qualidade únicas da cada pessoa", sem generalizações, identificando fortalezas, necessidades e características individuais.
Engraçado foi constatar que, desde a criação da AtoCorp, esta sempre foi uma "preocupação" com os projetos. Cada intervenção deve ter sua própria identidade, motivação e abordagem. Cada novo trabalho é único, como a empresa que o solicita, ou o seus participantes!
Porém, o mais fascinante foi perceber como o talento de um (eu no caso) pode influenciar toda a cultura de uma organização! O que dizer de cinco... 200 ou 3 mil pessoas!?
Bem vindos à nova visão (ou preocupação) sobre o Talento da Individualização. É hora de decidir se este fato se tornará num ponto fraco ou no Ponto Forte da sua organização!


Rafael Giuliano,
Às vezes aquilo que nos preocupa como um problema é exatamente a solução que procurávamos para nosso maior desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário