quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mudança sim! Mas com o bom senso da "continuidade apreciativa"!

Continua a febre de falar em mudanças!!! Seja nas organizações, nas relações, nas pessoas, de apartamento... (risos). Viciamos não apenas na palavra, mas no conceito, na prática do movimento contínuo. Repudiamos tudo e todos que permanecem no mesmo. Mesmo lugar, trabalho, relacionamento... apartamento!
E isso é bom, porém, será que a mudança positiva requer que "comecemos do zero" sempre!?
Lembro-me de um dos últimos encontros da turma de Investigação Apreciativa, com nosso orientador norte-americano, professor Ron, quando refletíamos sobre o que ele chamou de uma essência de continuidade.
A provocação era a seguinte: quando falamos em mudança, quase sempre, partimos de uma insatisfação com o cenário atual, portanto, determinamos a necessidade de uma mudança imediata!
Até aí, tudo bem. Entretanto, se apreciarmos mais atentamente, vamos perceber que sempre há elementos de potencial valor. Ideias, ações e iniciativas que não precisam ser interrompidas, ou descontinuadas. Pelo contrário, podem ser estes elementos que, potencializados, promoverão a mudança desejada!
Esta é a essência da Investigação Apreciativa. Um olhar para o que tem valor e potencial em pessoas, equipes e organizações, sempre com o propósito de provocar uma mudança, sem, necessariamente, anular aquilo que há de bom e produtivo.
A AtoCorp está mudando! Revendo cada um dos projetos, cada abordagem, cada perfil lúdico e conceito relacional aplicado. O resultado será uma completa RESSIGNIFICAÇÃO na prática das Intervenções Apreciativas e uma REINVENÇÃO do exercício da aprendizagem compartilhada.
Na prática, vamos mudar o que pode ser melhorado e continuar com a essência do que é fazer intervenção...
Pense:
Para uma grande mudança na sua vida, seja pessoal ou profissional, que atitudes você continuaria!? Descubra como potencializá-las e estará na metade do caminho para uma MUDANÇA APRECIATIVA!


Rafael,
continua acreditando que a resposta para a superação de nossos desafios está no valor do que somos e sabemos, bastando se potencializar pela ação e iniciativa!

2 comentários:

  1. eu utilizei o discurso da investigação apreciativa para ajudar um amigo q tinha problemas pessoais. E acredito também que a base da mudança é o descontentamento do cenário atual, mas ele não pode ser ignorado, pois nos construiu até aqui.

    ResponderExcluir
  2. Já tive a oportunidade de ver e vivenciar a aplicação da Investigação Apreciativa nas mais diferentes situações de superação!
    E, em todos os casos, o resgate do que fortalece a pessoa, daquilo que a trouxe até aqui, garante sua vitória!
    Não podemos negar o potencial contido do ser humano. Melhor "explorá-lo" e potencializá-lo!

    ResponderExcluir